Compras feitas via smartphone tiveram um aumento de 60% entre 2016 e 2017, saltando de R$ 26 bilhões para R$ 42 bilhões no Brasil. No total do comércio eletrônico, que considera PCs, smartphones e tablets, o mercado nacional cresceu 21%, passando de R$ 137,5 bilhões para R$ 166 bilhões no período, como demonstra estudo da Ipsos apresentado nesta quarta-feira, 12. Estimativa feita sem considerar os 1 mil entrevistados.

“76% dos internautas fizeram compras online nos últimos 12 meses, ante 67% em 2017. Um crescimento bem interessante em adoção e novos usuários no mercado”, revelou Thiago Chueiri, diretor de novos negócios da PayPal, empresa que encomendou o estudo.

Agora, quando questionados os 1 mil internautas sobre quais canais foram utilizados para compras nos últimos 12 meses, 62% disse que comprou por meio de aplicativo ou website. Já 16% disseram que adquiriram por apps ou sites de marketplaces. 13% compraram em sites estrangeiros por meio de app ou página na web e 9% por meio de alguma rede social.

Para os próximos anos, a estimativa da empresa de pesquisa é que o mobile cresça 36% em 2018, 35% em 2019 e 34% em 2020, quando atingirá R$ 103 bilhões em compras online. No total, o e-commerce deve aumentar 19% neste ano, 18% em 2019 e 17% em 2020, alcançando R$ 272 bilhões.

“A gente já está vislumbrando: estamos saindo do mobile-first para o mobile-only”, completou o executivo. “Hoje é o celular, mas teremos vestíveis e produtos conectados em casa. Entendemos que isso também é mobile”.