Segundo a empresa de análise e pesquisas Juniper Research, o valor das transações comerciais feitas em dispositivos móveis vai ultrapassar os US$ 3,2 trilhões em 2017. Isso é um pouco mais que o dobro do valor previsto para 2013: US$ 1,5 trilhão. Os números incluem transações bancárias através de dispositivos móveis. M-banking é responsável pela maior parte desses valores.

O relatório aponta que alguns setores importantes da indústria, como varejo, companhias aéreas e instituições financeiras, estão enfatizando a importância do canal móvel como um mecanismo para pagamento e entrega. Muitas empresas aéreas estão ampliando a iniciativa do bilhete eletrônico, por exemplo.

Outro ponto abordado pela Juniper Research é que a introdução de serviços de mobile wallet está fornecendo acesso financeiro pela primeira vez em mercados emergentes, onde os adultos que não possuem contas bancárias ultrapassam a taxa de 50%. Nesses mercados, parcerias entre lojas virtuais e operadoras para carrier billing também permitem um maior acesso à economia digital.

Embora as expectativas sejam grandes, o relatório também aponta que há muitos obstáculos a serem vencidos, principalmente na otimização das versões móveis dos sites de varejo.