A Samsung anunciou nesta quarta-feira, 12, uma parceria com o Google para garantir que o aplicativo Samsung Messages funcione corretamente com o Rich Communication Services (RCS) e o Android Messages.

A colaboração pretende acelerar a interoperabilidade global do RCS – protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que tem como proposta substituir o SMS. A iniciativa, segundo a empresa sul-coreana, garantirá que os aplicativos Android Messages e Samsung Messages funcionem juntos e com mensagens RCS, permitindo recursos como a capacidade de conversar via Wi-Fi, criar conversas em grupo, ver indicadores de digitação e ler recibos e compartilhar fotos e vídeos em alta resolução nas plataformas.

Apoio das operadoras

A parceria deve acelerar o desenvolvimento do RCS e ganhar um parceiro neste momento é importante para o Google. Porém, a empresa norte-americana também vai precisar do apoio das operadoras de telefonia móvel, pois elas precisam ter a plataforma de RCS implementada. Neste ano, o Mobile World Congress anunciou que mais de 40 operadoras já apoiam o RCS – acima de 27 no ano anterior.