O leite é um alimento delicado de ser produzido e distribuído. Entre os muitos detalhes, é preciso cuidar da vaca, da temperatura do ambiente, de como será o armazenamento do líquido, do transporte etc. Pensando em resolver todos esses problemas da indústria leiteira, a Sonda, empresa chilena de soluções e serviços de tecnologia, criou o sistema Vaca Conectada, que envolve Internet das Coisas, inteligência artificial e dispositivos para monitorar e rastrear toda a cadeia produtiva leiteira. Seu case foi apresentado por André Silva, CTO de transformação digital da Sonda, durante o SAP NOW, evento realizado em São Paulo nesta semana.

A empresa disponibiliza um colar para monitorar a vaca. O dispositivo analisa sua temperatura, quantidade de passos dados, se o animal está no cio e o índice térmico do ambiente.

André Silva, CTO de transformação digital da Sonda, durante sua apresentação no SAP NOW

“Se a vaca está agitada, mas sua temperatura está num patamar aceitável, significa que ela está no período fértil. Isso é importante para o veterinário pensar na inseminação artificial dos animais. Mas se ela está com a temperatura alta e muito agitada, pode ser que esteja com mastite ou febre do leite”, explicou Silva em sua apresentação. A coleira pode detectar essas e outras 11 doenças e sinaliza ao veterinário se a vaca está em um ambiente muito quente, a ponto de gerar desconforto, o que diminui a produção de leite. “Com a informação, o veterinário pode deslocá-la para um local mais fresco, com mais sombra, por exemplo”, explicou Silva em sua apresentação.

A Vaca Conectada também conta com sensores que são acoplados nos tanques de resfriamento. Eles alertam se a temperatura do produto está adequada aos padrões de mercado ou se sofreu alguma variação.

“O caminhoneiro tem um tanque de 20 mil litros, por exemplo. Para enchê-lo, vai percorrendo as fazendas e coletando o leite. Se, em um dos locais o produto for armazenado de forma incorreta e estragar, vai contaminar todos os outros coletados, causando um grande prejuízo. A Vaca Conectada ajuda a garantir a produtividade e favorece o controle de qualidade da cadeia produtiva”, disse.

Os caminhões também possuem um dispositivo acoplado no interior, localizado na porta. Ele é capaz de monitorar por GPS o trajeto do veículo, assim como a temperatura do leite, o número de vezes que a porta é aberta e se o leite foi retirado sem autorização (ou seja, para prevenir fraudes).

A ideia do produto surgiu por meio de um cliente, em 2018. Após estudos de viabilidade, a Sonda decidiu implementar a Vaca Conectada e, atualmente, está em fase final do fechamento do modelo de negócios. Muito provavelmente, o sistema de cobrança será por volume de leite monitorado.

A Sonda usa a ferramenta Leonardo, da SAP. As informações coletadas pelos sensores são enviadas e direcionadas para a plataforma analítica da empresa.

A solução usa baterias e suporta as redes de comunicação Sigfox e LoRa. Já a plataforma onde estão os dados é responsiva, ou seja, pode ser acessada em desktops, tablets e smartphones, e analisa os dados por meio da inteligência artificial embarcada.