A plataforma chinesa que conecta motoristas de caminhões a cargas e serviços Full Truck Alliance (FTA) fez um investimento na startup brasileira TruckPad (Android), app que oferece serviço semelhante no País. O valor do aporte não foi divulgado, mas o dinheiro dará suporte à expansão e consolidação da empresa, que planeja movimentar R$ 2 bilhões em 2020.

O TruckPad fez um business cooperation agreement com a FTA e, segundo seu CEO, Carlos Mira, a chinesa trará seus frameworks, templates e algoritmos para desenvolver a plataforma brasileira e fazer de maneira mais eficiente o match making entre cargas e caminhoneiros.

“Como startup, procuramos investidores. Mas, tradicional que sou, tenho receio desse afã dos jovens que procuram o dinheiro pelo dinheiro. Estamos sempre buscando investidores e sócios que agreguem valor ao Truckpad. Não à toa, tivemos investimentos coerentes ao longo desses anos – com aportes da Movile e Maplink, que mapeou as ruas e estradas do País, e da Mercedes Benz, entre outros. O aporte da FTA vai nessa linha. O que fazemos aqui eles fazem na China. Por isso, eles têm conhecimento e know how que serão importantes para a gente expandir no Brasil e, mais tarde, na América Latina”, explicou Mira, que complementou dizendo que a FTA, ou Manbang Group, comprou uma parte relevante da startup brasileira. “Não é majoritário, mas é importante.”

Atualmente, o TruckPad tem 1,2 milhão de downloads, mais de 1 mil empresas na plataforma e está presente em todos os estados brasileiros. “Temos uma meta ousada de 100% dos caminhoneiros usando e encontrando cargas por meio do nosso aplicativo. O Brasil tem características continentais e os caminhões vão para todo o País, por isso, temos muito trabalho a fazer por aqui”, completou.