O aplicativo Conecta Recife (Android, iOS), que reúne mais de 170 serviços da prefeitura do Recife, chega à marca de 622 mil downloads. Apesar do feito ter acontecido ao longo de dois anos –o app foi publicado em 2019 –, houve uma forte aceleração no início da vacinação contra a Covid-19, quando o aplicativo saiu de 9 mil downloads.

Durante uma live sobre cidades inteligentes, promovida em parceria pela Microtarget, empresa parceira do município, Rafael Figueiredo, secretário executivo de transformação digital do Recife, explicou que a vacinação na cidade acelerou graças ao agendamento por meio do app, mas também transformando agentes comunitários de saúde em uma espécie de ponte para a inclusão digital daqueles que não tinham um dispositivo. “Esses agentes, com celulares, agendam a vacinação para as pessoas que não são inclusas digitalmente. Essa figura do “posso agendar?” fez com que a gente tivesse um NPS de 92 de aceitação do serviço, de acordo com uma pesquisa realizada via RCS com 3 mil pessoas. Apenas 1% avaliou o serviço como ruim”, explicou o secretário.

No app Conecta Recife, a população da cidade pode encontrar serviços de diferentes áreas, como: zeladoria urbana, saúde, educação, cultura, emprego, renda etc.