Ferramenta permitirá maior eficiência nas ações de comunicação, orientação e fiscalização em Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A prefeitura do Recife vai usar a geolocalização dos smartphones de sua população para monitorar de forma coletiva os bairros com menos isolamento social ou com mais e, a partir desses dados, gerar um índice de isolamento por região. Dessa forma, o município vai entender quais bairros estão respeitando a quarentena e quais ainda mantém fluxo de passantes mais intenso. De acordo com a prefeitura, a ideia não é coletar ou armazenar qualquer outro dado a não ser a localização do smartphone. Os dados são gerais, coletivos e a privacidade das pessoas é respeitada, disse o prefeito Geraldo Julio durante o anúncio. A medida faz parte de uma ação estratégica do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19.

A iniciativa vai permitir que a prefeitura faça o planejamento e direcione suas ações e concentre os esforço de forma onde for necessário. Há medidas educativas, através de notificação pela Internet, uso de carro de som e fiscalização, quando for necessário.

A tecnologia de geolocalização foi desenvolvida em parceria com a In Loco, empresa pernambucana de que fornece inteligência a partir de dados de localização.

Movimenta Recife

Durante o anúncio do monitoramento da geolocalização dos smartphones, a prefeitura também informou que o aplicativo Movimenta Recife, lançado no dia 19 de março, e criado para estimular e orientar a população a praticar exercícios físicos sem sair de casa, já conta com 13,4 mil usuários.