pagamentos instantâneos

Ilustração: Cecilia Marins/Mobile Time

A Caixa passa a oferecer a partir desta segunda-feira, 12, transferência de dinheiro entre pessoas físicas (peer-to-peer ou P2P) usando cartão de débito virtual por meio do WhatsApp. A iniciativa é fruto de parceria com a bandeira de cartões Visa.

Para que o cliente do banco utilize a ferramenta, é preciso, antes de mais nada, gerar o cartão de débito virtual diretamente nos aplicativos Caixa, Caixa Tem ou pelo Internet Banking. Uma vez superada essa etapa, o cliente deve copiar os dados do cartão, o código de segurança e a data de vencimento para cadastrá-lo no WhatsApp. Qualquer cliente Caixa pode realizar este cadastramento.

Outro ponto é que o app de mensageria deve estar atualizado com sua versão mais recente. Em seguida, o usuário deve acessar a opção “pagamento” dentro de qualquer conversa no aplicativo e seguir com o cadastro.

A partir deste momento é possível fazer transferências P2P. A Caixa informa ainda que não há cobrança de taxas para realizar a transação.

Com relação à segurança, além dos recursos do WhatsApp, como autenticação por meio de PIN e biometria, há também o CVV do cartão de débito virtual, que é dinâmico e será gerado a cada transação no app de mensageria. E, da parte da Visa, há o Visa Cloud Token, camada para mitigar fraudes online.

Relembre

A solução de pagamento por WhatsApp começou no Brasil em maio de 2021, depois de um ano do seu primeiro anúncio. Naquele momento, foram anunciados nove emissores de cartões: Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.

Em novembro, o WhatsApp anunciou novas funcionalidades no app para consolidá-lo como plataforma de negócios e, com isso, criar um ambiente para o Pagamento por WhatsApp.

Recentemente, em 5 de dezembro deste ano, a Visa recebeu autorização do Banco Central para alterar seu arranjo de pagamentos de forma a incluir a possibilidade de compras por cartão de crédito, débito ou pré-pago dentro do WhatsApp. À época, o BC informou que ainda faltam etapas a serem vencidas para que o Facebook Pay finalmente avance no País: “a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra, que continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação.”