Ilustração: Cecília Marins

A Grabr (Android, iOS) vai avançar com sua estratégia de hub financeiro do viajante com o lançamento de uma conta digital nos Estados Unidos. Batizada de Cash Card 2.0, a solução entra em testes no primeiro trimestre de 2023 e será disponibilizada para toda a base de usuários ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Dentro do hub financeiro Grabr Fi, a conta terá custo zero para o correntista, cartão com bandeira Mastercard e pagamento ao viajante no mesmo dia – quando este traz pedidos de compra para usuários da Grabr. Em média, o ganho por viajante é de US$ 200 hoje. Feito em modelo de parceria, o serviço tem apoio do banco Bexs e terá suporte 24h/7 e para todos os idiomas latino-americanos.

De acordo com o head de marketing da companhia na América Latina, Ivan de Castro, a ideia da empresa é focar na jornada financeira como um dos seus alicerces. Durante a pandemia do novo coronavírus, a vertical de finanças ajudou a companhia a sobreviver com um cartão pré-pago que era usado principalmente por argentinos que estavam no exterior para mandar dinheiro às suas famílias.

O principal negócio da startup é o seu app, que conecta pessoas que estão voltando do exterior e podem trazer produtos para outros consumidores – dentro do limite de valor estipulado pela Receita Federal de cada país. Com a restrição das viagens na crise pandêmica, a Grabr foi extremamente prejudicada. Atualmente, a empresa tem uma carteira digital no app e site que converte a moeda local em dólares.

Castro explicou que sua estratégia mira não apenas viajantes, mas pessoas que trabalham para empresas do exterior e moram na América Latina, mas também nômades digitais – trabalhadores que usam a tecnologia em seu ofício enquanto se deslocam pelo mundo.