A Microsoft lançou uma nova versão para o seu pequeno modelo de linguagem (small language models, ou SLM, em inglês). Phi-2 tem 2,7 bilhões de parâmetros (que são conexões entre neurônios artificiais) e é uma inteligência artificial text-to-text “pequena o suficiente para rodar em um laptop ou em um dispositivo móvel”, escreveu a empresa no X (ex-Twitter) https://twitter.com/MSFTResearch/status/1734609807770898674.

Vale dizer que o Llama 2, modelo aberto de IA da Meta com menor quantidade de parâmetros tem 7 bilhões e, mesmo assim, o desempenho do Phi-2 pode ser comparado ao LLM (large language model), de acordo com estudo feitos pela Microsoft.

Em sua apresentação sobre o SML, a empresa aproveitou também para alfinetar o Gemini, LLM recém-lançado pelo Google. De acordo com a empresa, os mesmos problemas resolvidos pelo Gemini Ultra, a mais potente entre as versões desta IA, também foram resolvidos pelo Phi-2.

Segundo a Microsoft, em benchmarks complexos, a IA corresponde ou supera modelos até 25x maiores, por conta de inovações em dimensionamento de modelos e curadoria de dados de treinamento. A ferramenta está disponível no catálogo de modelos do Azure AI Studio para promover pesquisa e desenvolvimento em modelos de linguagem.

Vale dizer que o Phi-2 não pode ser usado para fins comerciais, somente de pesquisa.