Email no celular não é um privilégio de usuários de smartphones. Gente com feature phones e aparelhos 2G também quer acessar o correio eletrônico em movimento, ainda mais agora que as operadoras nacionais oferecem planos de dados ilimitados para pré-pagos. Ciente dessa demanda, a israelense Emoze, empresa especializada em soluções de email móvel para feature phones, abrirá um escritório no Brasil dentro de dois meses, de onde controlará seus negócios na América Latina. A meta é ter 5 milhões de pessoas usando seu serviço de email móvel na região até o final do ano, afirma o gerente de contas estratégicas da Emoze para América Latina, Hélio Diamant. Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo usam a solução em aparelhos de diversos fabricantes.

A Emoze, contudo, não vende diretamente para o usuário final. Seu alvo são os fabricantes de terminais. A empresa tem contratos mundiais com Alcatel One Touch, Motorola e Huawei para embarcar seu software de email em alguns modelos de feature phones, como o Moto Q Social 225 e o Huawei 6151. Os fabricantes pagam uma licença por cada aparelho com o software instalado.

A abertura do escritório no Brasil tem dois objetivos principais: estender os contratos internacionais para os terminais produzidos aqui e conquistar fabricantes locais, como CCE, Positivo, Intelbrás, dentre outros. "Na América Latina há entre uma e duas dúzias de fabricantes locais espalhados pelo Brasil, México, Colômbia, Guatemala e Chile", explica Diamant.

Solução

O software da Emoze consegue prover push email para celulares que tenham a partir de 64 Mb de memória interna ou pelo menos espaço para a entrada de um cartão de memória. "Para conforto do usuário recomendamos que sejam aparelhos Qwerty, mas não se trata de um pré-requisito", diz o executivo. A solução trabalha com qualquer tipo de email (pop3, imap, Exchange, gmail etc) e consegue compactar em até 90% os dados trafegados, poupando a rede das operadoras e o consumo de bateria dos terminais. O software é sempre nativo ao sistema operacional usado no terminal, possibilitando o uso de notificações. "Não se trata de um app Java", esclarece. A interface é personalizada de acordo com a marca do fabricante do telefone.

Embora seja vendida principalmente com a finalidade de envio de emails, a solução pode ser adaptada para a função de instant messaging (IM) ou mesmo para o envio de outros tipos de conteúdos, se o fabricante desejar.

Smartphones

Atualmente, pelo menos 70% da base de telefones celulares da América Latina são feature phones, calcula Diamant. Ele projeta que o mercado de aplicações para feature phones será interessante na região até 2017, quando se enfraquecerá pela rápida migração para smartphones.

A Emoze está se preparando para esse futuro. A companhia concluiu o desenvolvimento de uma versão de sua solução de email para Android e já tem um grande contrato internacional assinado. Diamant explica que embora o sistema operacional do Google tenha a funcionalidade de email embarcada, ele utiliza patentes da Microsoft, o que gerou processos contra fabricantes de aparelhos. Alguns chegam a pagar para a Microsoft US$ 15 por terminal produzido, a título de propriedade intelectual. A solução da Emoze utiliza uma API aberta, que não requer o pagamento de royalties para terceiros, afirma Diamant.