A Microsoft pretende lançar seu assistente de voz Cortana para Android e iOS, na forma de um aplicativo avulso. A novidade viria no segundo semestre, depois da chegada do Cortana em desktops com Windows 10. A informação, divulgada em matéria publicada pela agência de notícias Reuters, não é confirmada oficialmente pela companhia, mas tampouco negada.

Paralelamente, a Microsoft está trabalhando em uma nova fase do Cortana, batizada de Einstein, que consistiria em um avanço significativo em termos de inteligência artificial, tornando a assistente capaz de prever necessidades do usuário, como faz hoje o Google Now, a partir do acompanhamento da rotina digital do consumidor.

Análise

Adaptar softwares para múltiplas plataformas é uma tendência global. A própria Microsoft faz isso com seu pacote Office e com outros softwares. Eles estão disponíveis para Android e iOS. O Google faz o mesmo, pelo menos em relação ao iOS: vários de seus serviços estão disponíveis para os usuários de iPhone na forma de apps nativos. A BlackBerry segue o mesmo caminho desde que percebeu que não adiantava mais restringir o uso do BBM aos donos de smartphones da marca, cuja base mundial diminuía mês a mês: trataram logo de criar versões para Android e iOS.

Quem ainda resiste a essa tendência de interoperabilidade é a Apple. A maioria dos seus apps, como o Facetime e o Siri, funcionam apenas em iOS. Ela pode fazer isso enquanto é a marca preferida de smartphone. É uma forma de atrair ainda mais usuários para a sua plataforma. Mas se um dia perder a liderança talvez mude de estratégia.