A operadora móvel virtual (MVNO) NLT e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciaram juntas a implementação de um programa para desenvolvimento de soluções na área de Internet das Coisas. O objetivo principal é investigar a evolução de tecnologias para aplicações de IoT e a sua integração com serviços web.

As pesquisas se concentrarão em soluções de comunicação de qualidade a longas distâncias e baixo consumo de energia, para serem implementadas em demandas como diferentes tipos de sensores para controle de ambientes e telemetria e em comunicação máquina a máquina.

Entre as aplicações dos resultados das pesquisas que serão realizadas em conjunto está ampliar a capacidade de integração das tecnologias Low Power Wide Area Network (LPWAN) a plataformas de computação em nuvem e de processamento Big Data. É o caso, por exemplo, da rede LoRa operada hoje pela NLT em parceria com a American Tower.

O Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LASER) da UFPB será onde vão se desenvolver as pesquisas. Trata-se de um ambiente de coinovação e a NLT se junta a outras quatro empresas parceiras, além de 12 professores e 48 alunos bolsistas.

Fórum de Operadoras Inovadoras

O CEO da NLT, André Martins, participará de painel sobre MVNOs no Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime, que acontecerá no dia. 20 de agosto, no WTC, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, acesse www.operadorasinovadoras.com.br, ou ligue para 11-3138-4619, ou escreva para [email protected].