| Publicado originalmente no Teletime | A operadora especializada em Internet das Coisas (IoT) NLT Telecom e a China Mobile International (CMI) firmaram uma parceria no mercado brasileiro para o estabelecimento de redes privativas, inicialmente ao lado do segmento de provedores regionais.

A proposta é habilitar redes customizadas para casos de uso B2B, conjugando estruturas de dimensões reduzidas, equipamentos móveis, torres fixas, edge data center e faixas de frequências liberadas pela Anatel. No modelo, a dupla ficaria responsável pelo projeto e planejamento de implantação, além do regulatório, equipamentos, software e a completa operação das redes.

Em uma das primeiras iniciativas do acordo, em parceria com o provedor CNX Telecomunicações, a NLT e a CMI estão implantando uma rede privativa no sul da Bahia dedicada ao agronegócio. Esta rede conta com cobertura celular (utilizando duas eNodeB LTE) e rede LoRa, em uma estrutura de “cross-connectivity”.

“Enquanto a primeira cobre uma área de aproximadamente 30 mil hectares, sendo usada para conectar dispositivos móveis de alto consumo em tratores e máquinas, a rede LoRa cobre área ainda maior, conectando sensores com baixo consumo de energia”, exemplificou a NLT, em comunicado. Neste primeiro momento, a aplicação em IoT planejada ocorrerá no controle de máquinas e no monitoramento de umidade e salinidade de solo, vento, luminosidade, temperatura, clima, localização de animais e outros dispositivos de telemetria.

Momento

“Este é o momento ideal para ISPs de todo o Brasil ampliarem sua atuação em IoT, atendendo a necessidades crescentes do mercado, e adicionarem novas linhas de receita em seus negócios. O objetivo desta parceria da NLT com a China Mobile International é contribuir para que provedores de Internet continuem com seu papel fundamental de promover o desenvolvimento tecnológico no campo, em áreas industriais e cidades de qualquer tamanho”, afirmou André Martins, CEO da NLT, em comunicado.

“Responsáveis por mais de 50% da conectividade no país, os ISPs são agentes fundamentais na transformação digital que está em curso, ampliando o acesso em áreas remotas, sempre abertos à inovação, com grande capacidade para prestar suporte técnico e habilidade de relacionamento com seus clientes locais. Agora, eles têm uma boa chance de se tornarem ainda mais competitivos, com os produtos iConnect da CMI”, completou Jim Wang, head no Brasil da China Mobile International.