Qualcomm

Luiz Tonisi assumiu a presidência da Qualcomm na América Latina no começo de 2021. Foto: divulgação

O presidente da Qualcomm na América Latina, Luiz Tonisi, afirmou que os planos da companhia para a oferta de redes privadas estão em curso na região. Após a definição da Microsoft como parceira de nuvem da frente de negócios da fornecedora, o executivo explicou que agora está na etapa de escolher outros parceiros.

“Estamos a toda velocidade em redes privadas. Fizemos uma parceria com a Microsoft e agora estamos fechando contratos com integradores, pois não fazemos nada diretamente com o cliente, como integração, comissão e implementação da rede, por exemplo. Vamos usar o core da Microsoft conforme anunciamos no MWC e estamos trabalhando com três empresas de rádio para entregar o access point”, afirmou o executivo, em conversa com jornalistas especializados nesta quarta-feira, 13.

Tonisi explicou ainda que, em sua visão, a rede privada do futuro tem a seguinte prerrogativa: “precisa ser mais simples que o Wi-Fi”. Em outras palavras, o presidente da Qualcomm afirmou que para atingir a democratização e os benefícios do 5G empresarial, a integração e a solução precisam ser simples como acontece com a rede sem fio.

Neste desenho de uma rede privada simples, Tonisi afirmou que o núcleo estará na nuvem Microsoft, o rádio estará pré-integrado com o núcleo da Microsoft, com uma camada de automação e o integrador entregando o serviço na ponta.

“Nossa estratégia (em redes privadas) está definida como companhia e queremos entregar isso no Brasil e na América Latina”, disse. “Aqui no Brasil é um tema importante para nós, pois a empresa não precisa fazer acordos ou pedir frequência para operadoras, eles podem fazer por conta própria. Isso acontece porque temos frequência alocada (pela Anatel), como acontece na Alemanha e nos Estados Unidos”, concluiu.

Wi-Fi 6 x 5G

Outro tema em voga que envolve a Qualcomm é o debate de realocação do espectro do Wi-Fi 6 para o 5G. De acordo com Tonisi, há bastante espaço para Wi-Fi 6 e para o 5G atualmente: “Sobre a discussão para dar mais espectro às redes celulares, o 5G tem as ondas milimétricas. Portanto, primeiro vamos usar essas frequências em mmW. E temos consulta em 27 GHz e 28 GHz”, completou. “Tem espectro para todo o mundo. Nós apoiamos a decisão (original) da Anatel no Wi-Fi 6E. Não vemos grandes problemas”.

Handsets

Além de Tonisi, o encontro contou com a presença do CMO global da Qualcomm, Don McGuire. O executivo apresentou a estratégia de marketing da companhia, que agora é dividida em duas: Snapdragon (devices) e conectividade inteligente na ponta (outras conexões e serviços).

Dentro do universo Snapdragon, que está sendo expandido nos últimos anos de smartphones e tablets para wearables, carros, dispositivos de realidade virtual e aumentada, além de PCs e consoles móveis, a Qualcomm começará campanhas em rede de TV e mídias digitais para apresentar os benefícios de seus chipsets ao consumidor.

Além disso, Tonisi revelou que a companhia tem feito um trabalho mais próximo em operadoras e varejistas para levar esse benefício na ponta. Entre os exemplos citados pelo executivo estão a possibilidade de filtrar as buscas em e-commerces da Via Varejo e no Magalu por modelos do SoC.

Ainda vale destacar que a Qualcomm tem avançado em parcerias de mídia com a escuderia Ferrari na F1, Stock Car no Brasil, Live Nation em shows em San Diego, cujo estádio onde acontecem os concertos será completamente conectado. Também avança para o incremento da comunidade Snapdragon Insiders, voltada para fãs do chipset, que conta atualmente com 4,5 milhões de participantes e tem como objetivo chegar a 10 milhões até o final do ano, 1 milhão deles na América Latina.