5G

A Logicalis – empresa fornecedora de equipamentos de infraestrutura de redes para operadoras de telecom e empresas em geral – vai expandir seu core business e passar a fornecer também aplicações. Com o avanço para a rede móvel de quinta geração, a companhia focará em soluções 5G.

“Vamos trabalhar uma solução completa, que vai da infraestrutura até a aplicação, provendo um serviço gerenciado por completo para que o cliente não precise se preocupar com nada”, afirma Kan Wakabayashi, CTO da Logicalis para a América Latina. “O nome do jogo agora é aplicação. Nosso negócio primário é infra, mas cada vez mais estamos seguindo para chegar até as aplicações. As infraestruturas estão comoditizadas”, complementa.

Não à toa, a Logicalis está desenvolvendo uma plataforma completa de Internet das Coisas. Batizada de Eugênio, a ideia é que ela faça o papel de gerenciador de toda a rede. “Ele vai ‘sentar’ na infraestrutura de 5G e vai ajudar o cliente na gestão dos devices. Por exemplo, se estamos falando de uma fábrica com sensores, o Eugênio faz a gestão deles, o provisionamento dos serviços e relatórios de desempenho. É esse serviço de estratégia que estamos seguindo”, complementa o CTO.

A ideia é que, mais adiante, Eugênio seja a parte integrante dos equipamentos e das aplicações fornecidos pela Logicalis.

Redes privadas

Logicalis

Kan Wakabayashi é CTO da Logicalis para a América Latina. Foto: divulgação

Para as empresas, a Logicalis está concentrando seus esforços no desenvolvimento de redes privadas 5G. O executivo observa um forte interesse das empresas – indústrias sobretudo – em montar sua própria infraestrutura de rede. Para isso, estão fazendo testes, parcerias, PoCs e pilotos para o desenvolvimento de redes privadas 5G. “As iniciativas estão acontecendo, no segmento de providers e enterprises, cada um no seu escopo e na sua velocidade”, garante.

“Hoje existe um grande movimento do 5G privado. Já estão começando a surgir alguns casos de uso, como nos segmentos de transporte e manufatura. Eles estão na esteira da Internet das Coisas e da indústria 4.0. E nós estamos acompanhando para desenvolver ofertas nesse sentido. Mas é preciso ter mais casos de uso para que o cliente possa tangibilizar o 5G e vê-lo como um benefício”, explica Wakabayashi.

O CTO da Logicalis diz que a vantagem da rede de quinta geração não necessariamente está na latência ou na velocidade – ambas características marcantes do 5G – mas na possibilidade de conectar milhares de dispositivos.

“O 5G é mais um elemento de tecnologia que está disponível. A grande questão das fábricas é a densidade de devices. E com o 5G é possível colocar ‘trilhões’ de dispositivos”, resume.

Mais adiante, Eugênio, a plataforma de IoT, deverá ser inserido à solução e complementá-la. “Estamos com um roadmap agressivo e corajoso para rodar esses testes e estarmos seguros de que a tecnologia funciona para fazer a integração”.

RFPs

Durante a conversa com Mobile Time, Wakabayashi comentou que a Logicalis está participando de um “número não pequeno de RFPs” (request for proposal, no inglês, ou pedido de propostas, em português) das operadoras vencedoras do leilão de 5G. “As operadoras estão fazendo seus RFPs e nós estamos participando. Só posso adiantar que as empresas estão empenhadas em cumprir as regras do edital da Anatel. O mercado está atuante, proativo, no sentido de cumprir com as obrigações (do leilão de 5G), diz Kahn, sem entrar em detalhes.