A Meta tornou open source seu projeto Animated Drawings, que anima imagens enviadas pelo usuário por meio de inteligência artificial (IA). Conforme anúncio feito nesta quinta-feira, 13, o compartilhamento do código no Github permitirá que criadores e desenvolvedores estendam o projeto, criando novas aplicações para experiências e produtos.

O Animated Drawings foi desenvolvido por uma equipe da Meta dedicada a IA, chamada Fundamental AI Reasearch (FAIR). Ele teve início em 2021, quando os pesquisadores decidiram aplicar técnicas recentes de IA para criar uma forma rápida e intuitiva de animar figuras desenhadas, parecidas com humanos.

Inicialmente, os pesquisadores usaram modelos de detecção de objetos, modelos de estimativa de pose e métodos de segmentação baseados em processamento de imagem para criar uma versão digital do desenho. Essa versão pode ser animada usando técnicas tradicionais de computação gráfica.

No entanto, eles encontraram um problema: desenhos de personagens, na escala necessária para treinar um modelo computacional, são difíceis de reunir. Além disso, são necessárias informações adicionais, como anotações, caixas delimitadoras, máscaras de segmentação e localizações de juntas.

Para coletar os desenhos com todas essas informações agregadas, a Meta criou a Animated Drawings Demo, uma ferramenta web acessível ao público. Era preciso fazer o upload dos desenhos, visualizar e corrigir algumas previsões do modelo, recebendo uma animação, ao fim. Os usuários enviaram mais de 1,6 milhão de imagens, para as quais deram consentimento de uso à Meta.

Observando o interesse em mais experiências baseadas em desenho para animação, os pesquisadores decidiram abrir os modelos e códigos usados no projeto, em vez de estender a demonstração e adicionar novos recursos. Com o código-fonte aberto,  os desenvolvedores podem estender o projeto.