O principal rival do Uber na China, Didi Chuxing, recebeu um aporte de US$ 1 bilhão da Apple nesta sexta-feira, 13.  Segundo a agência chinesa Xinhua, a injeção de capital foi o maior investimento já feito na start-up de transporte indivual, que afirma dominar 90% do mercado chinês.

O CEO da Apple, Tim Cook, disse à publicação chinesa que o investimento é uma chance de “aprender” com o mercado local, através de oportunidade de cooperação entre as duas empresas, além de esperar "retorno forte" do investimento. No passado, a start-up recebeu capital da Alibaba e da Tencent, as duas maiores empresas de tecnologia da China.

Atualmente, o serviço de corrida compartilhada da Didi atua em 360 cidades e realiza 3 milhões de corridas por dia, sendo considerada a maior plataforma de transporte individual do mundo. Para os próximos três anos, seu objetivo é alcançar 10 milhões de corridas por dia, servindo 30 milhões de passageiros e conseguindo pegar pessoas em qualquer lugar em menos de três minutos. 

Do lado da Apple, a notícia do investimento na empresa chinesa surge em um momento delicado para a companhia norte-americana. Após um desempenho abaixo do esperado no primeiro trimestre de 2016, a Apple perdeu o posto de marca mais valiosa do mundo para o Google.