BNDES Garagem

O Banco Nacional de Desenvolvimento inicia a segunda edição do BNDES Garagem – Negócios de Impacto. Seu presidente, Gustavo Montezano, anunciou o lançamento nesta terça-feira, 6, durante a semana de Impacto BNDES, e informou que, para este ano, a proposta é acelerar 135 empresas, divididas em dois grupos: Criação (para quem está na fase de ideação, prototipação e MVP) e Tração (para quem já tem um negócio e está em fase de crescimento). Dessa vez, por conta da pandemia do novo coronavírus, o programa será em formato híbrido, com a possibilidade de alguns eventos acontecerem presencialmente.

O foco temático das empresas será socioambiental, com inovações para melhorar o meio ambiente e desenvolver a sociedade em cinco áreas principais: saúde, educação, cidades sustentáveis, sustentabilidade e Govtech.

“Buscamos empreendedores com a proposta de gerar impacto socioambiental com soluções que melhorem a vida das pessoas e protejam o meio ambiente”, disse Filipe Borsato, chefe do departamento de gestão de investimento de fundos, durante o evento.

As startups inseridas no grupo Criação serão aceleradas por três meses e as que se destacarem receberão R$ 20 mil.

Já aquelas da Tração participam do programa por quatro meses e as que se destacarem receberão o valor de R$ 30 mil.

Todas as empresas terão acompanhamento com especialistas e acesso a metodologias de aceleração estruturadas pelas parceiras do projeto: Artemisia – ONG voltada para a disseminação e fomento de negócios de impacto social no Brasil –, Wayra – hub de novação da Telefónica – e Liga Ventures – plataforma que conecta startups a grandes empresas. As três formam o Consórcio AWL.

As startups também terão acesso a serviços de cloud, assessoria jurídica e contábil, pagamentos online, marketing digital entre outros – que poderão ser gratuitos ou ofertados com descontos por parceiros do BNDES Garagem.

“Após concluir mais esse ciclo, essas startups ajudarão o BNDES a ser mais moderno. O BNDES Garagem é bom para quem está participando, bom para o banco e para o Brasil”, resumiu Montezano.

As inscrições das startups vão até 5 de agosto. Inscrições no site do BNDES Garagem.