[Publicado originalmente no Teletime] Subsidiária do grupo espanhol Hispasat, a operadora de satélites Hispamar anunciou a implantação, no Maranhão, de 50 pontos de Wi-Fi comunitários atendidos via capacidade em banda Ka do Amazonas 5. O projeto está sendo concretizado em parceria com a EasyTV (que atuará como provedora do serviço) e utilizará a plataforma de gerenciamento Express Wi-Fi, do Facebook Connectivity, de quem a Hispamar é parceira.

A primeira fase da implantação deve mirar comunidades remotas ou com infraestrutura precária de acesso à Internet; o uso do serviço ocorrerá através da compra de vouchers pré-pagos. Já em uma segunda etapa (que está em andamento), 50 outros pontos de Wi-Fi devem ser instalados em diferentes cidades das regiões norte e nordeste do País.

A EasyTV é a primeira empresa a se associar com a Hispamar na oferta do serviço através da plataforma Express Wi-Fi (a operadora de satélites e o Facebook fecharam acordo para o segmento ainda no ano passado). Está em andamento a busca por novas parcerias: segundo a Hispamar, o objetivo é ativar até 3 mil pontos de Wi-Fi gerenciados pelo projeto de conectividade da gigante da Internet.

Modelo de negócios

Além de fornecer a capacidade satelital, o modelo de negócios acordado implica no fornecimento dos equipamentos por parte da Hispamar, reduzindo assim barreiras de entrada. Já a EasyTV será responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, assim como a venda de pacotes de acesso através de revendedores locais, que comercializam o serviço e dão suporte ao consumidor final.

Os vouchers pré-pagos devem incluir diferentes ofertas de tempo e volume de dados. Segundo o diretor de negócios da Hispamar na América do Sul, Sérgio Chaves, a estratégia representa uma “solução simples e completa de acesso à Internet tanto para distribuidores quanto para usuários finais”.

Já o CEO da EasyTV, Jadson Welder, destacou que até o final de 2020, a empresa planeja contar com 400 pontos de Wi-Fi ativos através da banda Ka do Amazonas 5. Segundo a Hispamar, cerca de 75% da população brasileira é coberta pela artefato, operado a partir do Teleporto da Hispamar em Caxias do Sul (RS).