As vendas do Galaxy S22 5G foram duas vezes maiores durante sua pré-venda na comparação com o S21, no ano passado. O modelo mais recente de smartphone da Samsung foi o principal lançamento do primeiro trimestre de 2022 para a Allied. Assim como a chegada do device puxou o incremento das vendas da distribuidora em lojas físicas da Samsung, o programa iPhone para Sempre (feito em parceria com o Itaú) segurou uma queda que poderia ter sido mais acentuada do tíquete médio no canal de comércio eletrônico.

Canais

No e-commerce, o smartphone é o destaque com 88% do total de 571 mil produtos vendidos pela Allied. Nota-se que terminou a sequência de alta de tíquete médio nesse canal, devido a uma queda de 28% apenas em smartphones e chegou a R$ 2,4 mil. Se tirar da equação o programa iPhone para Sempre do Itaú, a queda é de 44%, com tíquete médio de R$ 1,1 mil. A empresa destaca ainda aumento de vendas em streaming devices (mais oito vezes) e assistentes digitais (mais de nove vezes), mas observa uma redução no volume comercializado de wearables (-74,5%) via comércio eletrônico.

No canal de distribuição, as vendas de dispositivos móveis subiram 3% no primeiro trimestre de 2022. Atualmente, 58% dos 1,5 milhão de produtos distribuídos pela Allied são mobile, uma categoria que teve crescimento de três pontos percentuais se comparado com um ano antes. Os dispositivos móveis também tiveram aumento de 17,5% em tíquete médio.

Por sua vez, o varejo físico foi impulsionado pelas vendas dos smartphones Galaxy S22 5G nas lojas físicas, além da retomada do consumo de rua com o arrefecimento da pandemia. Aqui, a companhia destaca um aumento de 30,5% no tíquete médio de wearables e 24% nos smartphones, o que resultou em um incremento total de 46% no tíquete médio, totalizando R$ 1,4 mil no primeiro trimestre de 2022. Novamente, smartphones (39%) e vestíveis (72%) também puxaram o aumento da receita líquida deste canal.

Resultado financeiro

A receita da Allied no primeiro trimestre de 2022 cresceu 64%, de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,4 bilhão. Desse total, o canal de distribuição representa 74% (R$ 1 bilhão), digital 15% (R$ 200 milhões) e físico 11% (R$ 150 milhões). O lucro operacional foi de R$ 57 milhões, queda de 20% contra R$ 72 milhões do mesmo período um ano antes. O lucro líquido ajustado foi de R$ 19 milhões, recuo de 60% contra R$ 46,5 milhões do primeiro trimestre de 2021. E o Ebitda caiu 14%, de R$ 88,5 milhões para R$ 76,5 milhões.

A companhia revelou ainda que seu market share em smartphones no período é de 7% no período avaliado.

Análise

Em uma avaliação curta e rápida, a partir dos dados da Allied, alguns tópicos que devem estar na agenda dos envolvidos neste mercado para os próximos meses:

  • O crescimento dos serviços de assinatura de dispositivos;
  • O consumidor trocando a compra online pela física de vestíveis;
  • A volta da força do varejo físico em vendas de dispositivos high-end, em especial com 5G;
  • A volatilidade de tíquete médio por canal, algo que demanda uma melhor estratégia das equipes de venda;
  • E as expectativas do comércio para um ano incomum com Copa do Mundo, Black Friday e Natal para o segundo semestre.