O brasileiro gosta da tecnologia biométrica. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria independente data2decisions, a pedido da IDEMIA, 90% dos brasileiros entrevistados têm uma atitude positiva em relação à biometria, sendo a impressão digital a mais conhecida delas. Outro dado da pesquisa mostra que 89% dos entrevistados disseram já ter usado esse tipo de recurso. Dos 11 países pesquisados, o Brasil tem o maior índice, cinco pontos percentuais à frente da Índia, que está na segunda posição.

A segurança e a possibilidade do fim do uso de senhas são os principais benefícios que essa tecnologia pode gerar e que foram apontados pelos entrevistados. De acordo com o estudo, 49% dos brasileiros veem uma relação direta entre o crescimento da adoção das tecnologias relacionadas à biometria ao fim da geração de novas senhas para se cadastrar em serviços, fazer compras e utilizar serviços online.

Para 54% dos entrevistados, os maiores desejos são usar a tecnologia para efetuar pagamentos online. Mas além do mundo online, as pessoas ouvidas pela pesquisa também apontaram como desejo o uso da biometria para abrir portas da própria casa (27%). De acordo com o presidente para América Latina da IDEMIA, Marcelo Annarumma, o Brasil registra os maiores índices para acessar ambientes residenciais com biometria, considerando os 11 países participantes da pesquisa.

Se o brasileiro já é adepto à leitura da digital, ele ainda não está habituado aos outros tipos. O País desce para a sexta posição quando o assunto é reconhecimento facial (23% dos entrevistados já utilizaram), oitavo em reconhecimento de voz (20%) e em reconhecimento de íris (9%).

Metodologia

A pesquisa ouviu também pessoas de outros dez países além do Brasil: Austrália, França, Índia, Indonésia, Itália, África do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA. Ao todo, foram entrevistadas 2,8 mil pessoas por meio de questionário online, sendo a divisão entre homens e mulheres igualitária e com idades entre 18 e 71 anos.