De acordo com a Reuters, a Huawei solicitou o registro da marca de seu sistema operacional Hongmeng em pelo menos nove países, além da Europa.

A Huawei entrou com pedido de uma marca registrada da Hongmeng em Camboja, Canadá, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Peru, de acordo com a agência antitruste do país, Indecopi.

Peru

O Indecopi informou à Reuters de que precisava de mais informações da Huawei para poder completar o registro da Hongmeng no país, onde há cerca de 5,5 milhões de usuários de smartphones Huawei.

A agência não deu detalhes sobre os documentos que buscava, mas disse que a Huawei tinha nove meses para responder.

Representantes da Huawei no Peru não comentaram o assunto, assim como a embaixada chinesa em Lima, procurada pela agência de notícias.

Hongmeng

De acordo com o noticiário South China Morning Post a Huawei vem desenvolvendo há sete anos um sistema operacional. A empresa criou um OS de backup caso sofresse algum bloqueio dos Estados Unidos, como efetivamente aconteceu.

Apesar dos noticiários internacionais estarem atentos, a própria Huawei, que é a segunda maior fabricante de smartphones no mundo, não revelou maiores detalhes sobre seu OS. Apenas confirmou sua existência.

A ideia da chinesa é usar o Hongmeng não apenas em seus celulares, mas também em outros aparelhos fabricados por ela, como computadores portáteis, tablets e robôs.