A Huawei está testando em seus smartphones o sistema operacional desenvolvido pela própria companhia, atualmente chamado de HongMeng, que deve ser lançado no mercado no final de 2019. A notícia saiu no site Global Times. A empresa chinesa estaria mirando em aparelhos de gamas baixa e média de preço, algo em torno de 2 mil remimbi (o equivalente a cerca de US$ 289 ou R$ 1,130 mil). A ideia é atrair o maior número de desenvolvedores para construir o ecossistema e desenvolvê-lo.

No entanto, o sistema operacional será, em um primeiro momento, usado em dispositivos e produtos da indústria da Internet das Coisas. Caso o Google insista em interromper o fornecimento do Android para a Huawei, o HongMeng OS pode se expandir para o negócio de smartphones da empresa. Cabe à Huawei ajustá-lo para que ele seja totalmente compatível com os aplicativos Android, o que é seu principal desafio no momento.

Segundo fontes do jornal chinês, a Huawei deve lançar oficialmente seu OS na próxima sexta-feira, dia 9, durante a conferência de desenvolvedores. A série de smart TV Honor, que será lançada no próximo dia 10, deverá contar com o novo sistema operacional, segundo o site 36kr.com. No futuro, o HongMeng OS será expandido para outros campos, incluindo direção autônoma, telemedicina e controle industrial.