Os líderes das empresas não acham que a palavra metaverso é um modismo. Segundo o estudo Metaverse at Work (Metaverso no Trabalho), realizada por Nokia e EY, 2% dos entrevistados veem a palavra do momento como algo da moda e 96% dos entrevistados acham que o metaverso trará recursos inovadores adicionais para acelerar a implantação, adoção e monetização da indústria 4.0.

A pesquisa Metaverse at Work, realizada por Nokia e EY em março deste ano, foi feita com 860 líderes empresariais de seis países – Brasil, EUA, Alemanha, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul – em quatro mercados verticais: automotivo; setor de bens industriais e manufatura; transporte, suprimentos e cadeia de logística; e energia e utilities. Também foram realizadas 22 entrevistas com especialistas em áreas temáticas e líderes dos quatro setores industriais listados, além de entrevistas com líderes em Segurança Pública e Defesa.

O estudo aponta ainda que 58% das indústrias e companhias que planejam ingressar no metaverso já realizaram ao menos um programa piloto.

Entre os entrevistados brasileiros 63% já realizaram ao menos um programa piloto ou implantaram um caso de uso de metaverso em suas companhias. De acordo com a pesquisa, isso coloca o Brasil na terceira colocação nesse aspecto Os primeiros colocados são Estados Unidos (65%), e Reino Unido (64%). Já a média dos outros três países Alemanha, Japão e Coreia do Sul é de 50%.

Dos 80% dos entrevistados que implementaram um projeto ou um caso de uso, as reduções de Capex chegaram a 15% e de Opex, a 6%. Entre aqueles que possuem interesse em usar o metaverso, mas ainda não começaram, 42% não consideram o termo um conceito exagerado e 94% dos executivos entrevistados planejam implantar um projeto piloto em até dois anos.

Brasil

Somente 1% dos entrevistados brasileiros da pesquisa consideram o metaverso como algo passageiro; e para 70% o principal desafio do metaverso é lançar novos modelos de negócio.

Sobre risco legal para adoção da tecnologia, no Brasil 20% dos entrevistados consideram haver algum risco, enquanto a média entre os outros países é de 34%.

Orçamento não parece ser um problema para os executivos brasileiros entrevistados. Segundo a pesquisa, 15% dos entrevistados enfrentam desafios orçamentários para a implantação de casos de uso. A média dos demais países mais que dobra (31%).