O Nubank começa a usar inteligência artificial para oferecer Pix por áudio e voz. Desde dezembro a funcionalidade é disponibilizada dentro do app (Android, iOS) para alguns clientes e o usuário precisa apenas dizer ou digitar “enviar X reais para Fulano”. De acordo com os testes do banco, a solução poupa 60% de tempo do cliente “sem comprometer a segurança”, garante Maristela Calazans, gerente geral de Conta Corrente do Nubank. Atualmente, são 2 milhões de usuários ativos mensais testando a ferramenta, que deve sair em breve para o restante da base.
O banco também avança com os testes do Pix no WhatsApp. A funcionalidade está disponível para uma parcela de seus clientes para o aprimoramento do produto antes de expandir para a base. O meio de pagamento dispensa a necessidade de abrir o app do banco.
“Os clientes que participam da fase beta de testes do produto têm uma satisfação de 95%, que é um padrão alto e é o que a gente imagina ser necessário para um produto como esse, que é a cereja no bolo”, disse.
Para usar a função, a pessoa deve entrar na área Pix do app do Nubank, escolher Pix no WhatsApp, sendo direcionado para o aplicativo de mensageria para interagir com o assistente virtual do banco. “O canal conta com as mesmas proteções do Nubank”, afirmou a gerente.
Pix Automático
As informações foram compartilhadas durante a apresentação do Pix Automático da instituição para a imprensa, que será lançado para toda a sua base na próxima segunda-feira, 16.O Pix Automático permitirá pagamentos recorrentes de contas – mensalidades de academia, streaming, entre outras opções, independentemente do tamanho da empresa.
Será possível fazer o cadastro da cobrança via QR code ou a opção copia e cola. Para aquelas contas com valores variados mês a mês – como as de utilities – os clientes poderão estabelecer limites máximos para o débito automático. Caso o valor exceda o limite, o pagamento será negado e a pessoa é notificada. A empresa prestadora de serviço deverá enviar a cobrança para uma nova tentativa de pagamento.
Para o Pix Automático, o Nubank vai integrar a funcionalidade Buscar Próximas Contas, que procura boletos que estejam no CPF do cliente. “Este é o tempero do Nubank para o Pix Automático”, disse Calazans.
Na prática, o cliente faz a leitura do código e o banco identifica se o pagamento está habilitado para o Pix Automático. Em seguida, a tela apresenta duas opções: o cadastro do pagamento da conta e definir se deseja receber alertas e aprovar o pagamento na data de vencimento com um clique. Neste caso, a pessoa recebe alertas de pagamento uma semana antes e no dia do vencimento. E, ao receber o alerta, ele pode aprovar a transação para que o valor seja debitado no dia do pagamento. A opção é voltada para aquelas pessoas que preferem controlar os pagamentos recorrentes com valores que variam mês a mês.
A ferramenta de Buscar Próximas Contas estará disponível gradualmente a partir do dia 23 de junho.
Números Pix no Nubank
No primeiro trimestre de 2025, o Pix representou 49% das transações de saída de dinheiro dos clientes Nubank. Desse montante, 21% das transações são recorrentes, como transferência para amigos ou familiares e 52,6% das transações no período foram P2P (entre pessoas).
São feitas, em média, 11 transações mensais com a modalidade de pagamento no banco digital, contra 5,8 pagamentos feitos no débito e 0,4 pagamento no boleto.
Entre os 104 milhões de clientes do Nubank no Brasil, aqueles entre 30 e 40 anos foram responsáveis por 29% das transações. Vale dizer ainda que o banco digital possui 15% de todas as chaves Pix no mercado.