O presidente Donald Trump não quer banir apenas as fornecedoras de equipamentos de rede chinesas, Huawei e ZTE. Ele também quer expulsar dos Estados Unidos o TikTok (Android, iOS). O governo norte-americano considera banir o app popular devido a supostas conexões da desenvolvedora ByteDance com o governo chinês. A Índia proibiu recentemente o app por conta de preocupações de segurança nacional. Vale lembrar também que a Amazon pediu para que funcionários apagassem o aplicativo de vídeos curtos de seus celulares, mas depois recuou da medida.

O site Statista desenvolveu um gráfico onde mostra os países nos quais o TikTok foi mais baixado em 2020. A empresa de análise de aplicativos Priori Data mostrou que o app foi baixado quase 100 milhões de vezes na Índia em 2020 até agora, dentre os 55 países disponíveis na plataforma de pesquisa.

Os Estados Unidos está em segundo lugar nesse ranking, com 45.6 milhões de downloads, seguido do Brasil, com 34,7 milhões.

A ByteDance também ganhou as manchetes em novembro do ano passado por ser alvo de uma revisão de segurança nacional nos Estados Unidos. Diz-se que a investigação se concentra principalmente em suspeitas de censura e na coleta de dados do usuário.