Fust. Deputado Zé Silva (Solidariedade/MG)

Deputado Zé Silva (Solidariedade/MG). Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O deputado Zé Silva (Solidariedade/MG) protocolou, nesta quarta-feira, 13, requerimento para a criação de um grupo específico dentro do Conselho Gestor do Fust que deverá tratar da conectividade rural. O documento, ao qual esta reportagem teve acesso, foi encaminhado aos ministros da Comunicação, Fábio Faria, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes.

Além dos dois ministérios, o texto propõe representantes dos seguintes órgãos para o grupo de trabalho: Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater); a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (Frente de ATER); a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); além de sindicatos e associações que representam empresas de tecnologia.

“O conselho gestor já realizou três reuniões e formou um grupo de trabalho para tratar especificamente da conexão das escolas. É fundamental garantirmos um espaço de debate das propostas voltadas para o meio rural. Só assim garantiremos a aplicação dos recursos do Fust em 2023”, diz o requerimento.

Em entrevista ao Mobile Time, o deputado Zé Silva afirmou que, como agrônomo, viajou o mundo inteiro conhecendo cases do 5G no campo. “Nossa primeira preocupação é que esta tecnologia não venha trazer ainda mais desigualdades entre o campo e as cidades. Temos dois pilares: focar na competitividade do Brasil e diminuir as distâncias. Sempre com o foco nas pessoas em primeiro lugar”, diz Silva.

Para ele, o grupo no conselho servirá para assegurar o cumprimento da lei que destina os recursos do Fust também à conectividade rural. “Pelo que vi no mundo, podemos acreditar que, em cidades acima de 500 mil habitantes o 5G vai chegar, sim. Em lugares menores que isso já não tenho certeza. Lá na ponta, talvez não chegue”, observa.