A Baicells aposta no desenvolvimento do mercado de redes celulares privativas indoor. Durante participação no MPN Fórum, na última quarta-feira, 12, em São Paulo, o vice-presidente de vendas para América Latina, Portugal e Espanha da empresa, Ricardo Pence, destacou como exemplos as redes celulares privativas 4G e 5G montadas em hospitais no Japão e nas lojas da 7-Eleven na Tailândia.

Para esse mercado, a proposta da empresa chinesa é montar redes híbridas, que sejam, ao mesmo tempo, redes públicas, complementando a cobertura indoor para as operadoras móveis, e redes privativas, para atender a companhia dona do estabelecimento. 

No ambiente indoor, onde a distância não é um fator relevante de performance, é possível implantar células compactas que garantem cobertura de alta qualidade. Os dispositivos, sobretudo os compatíveis com tecnologia 4G (LTE) e 5G, beneficiam-se de protocolos de sinais com altos níveis de sensibilidade, capazes de transmitir dados às antenas locais com baixo consumo de energia, o que eleva a durabilidade das baterias e reduz custos.

De acordo com Pence, a grande oportunidade para as small cells internas é a lacuna entre o planejamento da rede e a realidade, além do longo prazo e a taxa de entrada levarem a um alto custo de construção de células internas pelas operadoras tradicionais.

No Brasil, a maioria dos projetos usa licença de Serviço Limitado Privado (SLP) nas faixas de 700 MHz e 2,3 GHz. A Telesys, que representa Baicells no Brasil, orienta seus clientes a solicitarem à Anatel a maior variedade possível de frequências para redes privadas móveis. Mesmo faixas para uso secundário interessam, pois boa parte dos projetos são localizados em áreas remotas.