O Livetext (Android, iOS), aplicativo de chat do Yahoo, está disponível para download gratuito na Google Play e na App Store do Brasil, Argentina e México a partir desta quinta-feira, 13. O aplicativo mescla a transmissão de vídeo ao vivo, pela câmera do celular, com chat em texto, que é exibido por cima da imagem. O vídeo é transmitido sem áudio, para estimular o uso do texto na comunicação e permitir a utilização do app em locais barulhentos.

As conversas podem ser feitas com outros contatos que estejam na agenda telefônica do usuário, tal como no WhatsApp, mas é preciso criar um nome de login dentro do Livetext. Isso permite que se busque por pessoas somente pelo seu login, mesmo sem saber seu número telefônico.

O Livetext foi originalmente lançado em Hong Kong e posteriormente chegou a outros mercados, como Irlanda, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Taiwan. Na Google Play o app já supera 50 mil downloads.

Análise

O Livetext é a aposta do Yahoo para o mercado de mensagens instantâneas, hoje disputado por outros gigantes como WhatsApp, Facebook Messenger, Snapchat, Skype, Line, Kakao etc.  A ideia de mesclar vídeo ao vivo com mensagens de texto diferencia o Livetext de outros concorrentes. Na prática parece uma mistura de Periscope, por ser vídeo ao vivo, com Snapchat, por permitir texto sobre a imagem, e WhatsApp, pelo fato de as conversas serem privadas, e não públicas.