O game Fortnite foi tirado da App Store nesta quinta-feira, 13. Ao site Tech Crunch, a Apple informou que a decisão ocorreu por uma violação das regras do marketplace. A tal violação é referente a um “drible” que a criadora do jogo fez para receber o pagamento direto dos usuários, in-app, sem usar o billing da loja de aplicativos e, portanto, sem pagar a taxa de 30% de cada compra feita na App Store.

Batizada de Pagamento Direto Epic, a solução permite que o usuário escolha se quer pagar mais caro via marketplaces (App Sotre e Google Play) ou com desconto de 20% à Epic.

“Ao optar por usar o Pagamento direto Epic, você economiza até 20%, pois a Epic está repassando as economias no processamento de pagamentos para você”, diz trecho de nota publicada no blog da empresa nesta quinta-feira. “Atualmente, ao usar as opções de pagamento da Apple e do Google, estas coletam uma taxa de 30%, e a queda de preço de até 20% não se aplica. Se a Apple ou o Google reduzirem suas taxas sobre os pagamentos no futuro, a Epic repassará essa economia para você”.

Ainda assim, a Apple disse que pretende se esforçar para que a companhia do jogo entenda e resolva a violação de modo que o game volte à loja de apps.

Resposta nada amiga

Em seu perfil no Twitter, a desenvolvedora de jogos falou que desafiou o monopólio da Apple e, em retaliação, a controladora da App Store está bloqueando o Fortnite para 1 bilhão de dispositivos.

Além disso, a Epic Games entrou com uma ação legal contra a Apple na Corte Distrital do Norte da Califórnia por monopolização da distribuição de apps no mercado de iOS.

Importante dizer, em seu lançamento, o serviço de pagamento direto da Epic não ficou disponível para o Brasil.