O Banco Central decidiu adiar a entrada em vigor da fase 2 do open banking, que começaria nesta quinta-feira, 15. A nova data é 13 de agosto. A decisão foi tomada em razão de um pedido formal da estrutura de governança do open banking, com o argumento de que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs. 

A fase 2 consiste em permitir que, a partir do consentimento do consumidor, seus dados cadastrais e de transações sejam compartilhados entre instituições financeiras. A expectativa é de que isso aumente a competição no mercado e reduza os preços de serviços financeiros, principalmente na oferta de crédito. Apenas os bancos classificados pelo seu tamanho como S1 e S2 são obrigados a oferecer o open banking na fase 2. Isso abrange todos os grandes bancos do varejo brasileiro.

Análise

Essa é a segunda mudança recente relevante no cronograma do open banking. Há poucas semanas, o BC decidiu dividir a fase 3, que consiste na criação da figura do iniciador de pagamento. A fase 3 segue marcada para 30 de agosto, mas vai começar somente com a oferta de pagamento por Pix.

Não é fácil implementar o open banking. São muitas APIs e processos que precisam ser estruturados e testados previamente para garantir que operem com segurança. Considerando que se trata dos dados pessoais e financeiros de cidadãos, a tarefa é de extrema responsabilidade. Qualquer falha pode significar o descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e provocar multas pesadas.