A digitalização de processos na cadeia de suprimentos foi uma movimento marcante de muitas empresas durante a pandemia, em razão dos gargalos logísticos que precisaram enfrentar. Agora, com a chegada do 5G e a possibilidade de conectar ainda mais etapas no processo, essa transformação digital deve se aprofundar ainda mais, prevê Ellen Bremm, head de soluções digitais para a cadeia de suprimentos da SAP, em conversa com Mobile Time.

“Somos positivamente beneficiados pelo 5G porque essa tecnologia permite maior capacidade de conectividade de equipamentos. E se há mais equipamentos conectados a uma mesma rede, capturamos e analisamos mais dados. Como provedora de solução usamos esses dados para ajudar nossos clientes a tomarem decisões de negócios”, explica Bremm.

De acordo com a executiva, a arrefecimento da pandemia não diminuiu a demanda por soluções digitais para cadeias de suprimentos. Pelo contrário, elevou o nível da discussão e a consciência da criticidade desse parte da operação nas empresas. “Agora muitas dizem que o coração da companhia está na logística. Se houver um planejamento de maneira assertiva, desde a concepção de um produto, a operação fica mais otimizada. O desafio é como conectar todos os pontos de supply chain, desde a matéria prima até a entrega”, comenta a executiva.

Com a adoção de soluções digitais para a gestão fim a fim da cadeia de suprimentos, as empresas conseguem controlar melhor seus estoques e otimizar suas rotas de transporte, reduzindo custos, aumentando a margem e, ao mesmo tempo, se tornando mais sustentáveis, pois diminuem sua pegada de carbono, explica Bremm. E o 5G dentro de armazéns e centros de distribuição pode ajudar na coleta de dados e também na operação de robôs, por exemplo. 

Aliás, a SAP também vem notando um crescente interesse de seus clientes no Brasil por redes privativas. Um deles, do setor automotivo, pretende fazer um piloto de rede privativa em 5G no ano que vem, com ajuda da SAP.