O jornal The New York Times está oferecendo acesso gratuito integral em seu site web ou mobile aos compradores do jornal nas bancas. Segundo o jornal, os consumidores do jornal impresso mais conhecido do mundo poderão acessar o conteúdo do jornal eletrônico durante um dia. O novo serviço começou a funcionar a partir desta terça-feira, 13, e os clientes que recebem o jornal em casa também receberão conteúdo complementar do digital.

Chamado de "Digital Pass", o serviço dará um código promocional aos clientes das bancas para acessar as notícias sem barreiras ou limite de acesso até 23h59 do dia da compra. O código deve ser enviado por SMS para um número que está no jornal impresso, em seguida o NYT responde com o link de ativação do acesso.

No atual formato digital o jornal utiliza o "paywall" para gerar receita. Nele, qualquer usuário acessa dez matérias por mês no site ou aplicativo para dispositivos móveis do NYT. Após terminar o período de degustação, o acesso às notícias é bloqueado e a pessoa poderá ler novamente depois de adquirir uma das assinaturas – a partir de US$ 0,99 por semana. 

De acordo com a empresa jornalística norte-americana, o intuito do novo serviço é dar aos consumidores de banca os benefícios do acesso digital. Na última semana, o The New York Times revelou que pretende dobrar sua receita anual com acesso digital, ao alcançar US$ 800 milhões em 2020.