Imaginar uma criança de sete anos informada sobre o possível ataque com armas químicas na Síria parece muito improvável. Primeiramente, seria impossível encontrar essa notícia nos cadernos infantis dos jornais. Em segundo lugar, as notícias dos jornais, revistas, Internet e TV são voltadas aos adultos, portanto, além de não serem interessantes para os pequenos, trazem também linguagem, fotos e vídeos inadequados a eles. Foi com o objetivo de traduzir as principais notícias do mundo para uma linguagem acessívei a crianças de sete a 11 anos que nasceu o News-O-Matic, um jornal infantil para iPad, com edições diárias em inglês.

O projeto foi criado pela empresa Press4Kids, fundada pelo francês Marc-Henri Magdelenat e por Lillian Holtzclaw Stern, brasileira criada nos Estados Unidos. “Adorava notícias quando era pequena. Eu lembro que corria da aula para ver o Globinho (programa infantil em formato de telejornal) com a Paula Saldanha. Tinha matérias sobre lugares diferentes e acontecimentos do mundo, o que me despertou uma curiosidade que jamais teria. Assim eu me tornei uma cidadã do mundo”, relembra Lillian.

Mãe de três filhos, ela diz que já traduzia notícias para a linguagem infantil quando os filhos a questionavam sobre algum assunto delicado. E isso acontece com todos os pais. Mas como explicar a uma criança o atentado à maratona de Boston ou os protestos recentes no Brasil? A Press4Kids tem uma equipe editorial com experiência em escrever livros infantis ou didáticos, além de uma psicóloga infantil que lê todas as matérias e analisa se a linguagem e os assuntos podem afetar de maneira negativa o emocional e psicológico dos leitores. As notícias escolhidas devem sempre trazer algum aprendizado e serem abordadas necessariamente por um ângulo positivo, e a escrita precisa ser a mais simples possível, com palavras e expressões que possam ser entendidas. “Acredite ou não, todas as notícias têm uma coisa boa. No atentado de Boston, por exemplo, não focamos nas vítimas, mas nas pessoas que ajudaram voluntariamente e salvaram vidas”, diz a executiva.

Matéria da edição de 18 de junho do News-O-Matic sobre protestos no Brasil

Planos futuros

Atualmente, o News-O-Matic publica cinco notícias por dia para iPad, de segunda à sexta-feira. Até o final de setembro, o app deve chegar ao iPhone e iPod Touch. O Android ganhará uma versão até o fim do ano.

O jornal planeja uma ediçãi especial para os finais de semana com um foco mais artístico e com a programação cultural das cidades, e outra versão para crianças de 11 a 14 anos que terá uma rede social integrada. Outra intenção dos sócios é  levar o app para o Brasil e França, seus países de origem, com filiais em cada um deles e edições diárias em português e em francês . No País, o aplicativo está sendo usado por algumas escolas bilingues, e a meta da empresa é crescer nesse segmento. “Existem 105 escolas bilingues no Brasil pela minha pesquisa, e pretendo falar com todas elas”, diz Stern.

Inicialmente, o foco é um público que já possui tablets ou escolas que oferecem esse dispositivo, mas a executiva não descarta a possibilidade de oferecer o conteúdo a escolas que não têm esse recurso. “Normalmente nossos leitores já têm tablets e leem e-books. O desafio será igual nos Estados Unidos: fazer com que eles leiam notícias. Adoraríamos expandir para uma audiência que não tem tablet. Óbvio que eu adoraria estar em todas as escolas públicas no Brasil quando chegarmos, e vou fazer força para que isso aconteça”, promete.

A Press4Kids distribui conteúdo gratuitamente aos professores e às escolas que se registram no site da empresa e não possuem tablets. Eles recebem o jornal em PDF, além de um guia com exercícios e tópicos para serem discutidos em aula, sempre relacionados às notícias do dia.

O download do app é gratuito e traz duas edições livres antes de pedir uma assinatura, que custa US$ 49,99 por ano, ou US$ 6,99 por mês, ou US$ 1,99 por semana. Desde o lançamento em março deste ano, o app acumulou 20 mil downloads em 127 países, com uma conversão de assinantes de 5%. A meta é chegar aos 10% com o lançamento para iPhone. Se baseada no nível de interação, a perspectiva é boa: os leitores passam de cinco a 15 minutos no aplicativo e a empresa recebe cerca de 300 desenhos e 400 comentários e perguntas diários.