TikTok

Mais de 81,5 milhões de vídeos foram removidos globalmente do TikTok (Android, iOS) no período de abril a junho deste ano. O conteúdo excluído da plataforma violou as Diretrizes da Comunidade ou Termos de Serviço. O total representa menos de 1% de todos os vídeos carregados.

A identificação proativa de vídeos com comportamento de ódio, bullying e assédio pretende ser rápida. 93% deles foram retirados em menos de 24 horas após a postagem. E 94,1% antes que algum usuário relatasse a violação. 87,5% dos conteúdos excluídos não tiveram visualizações, uma melhoria ante o percentual de 82% na comparação com o relatório anterior.

Comparações

O TikTok vem melhorando suas estatísticas no combate a vídeos que ferem suas diretrizes. 73,3% do conteúdo de assédio e bullying foram removidos antes de qualquer denúncia, em comparação com 66,2% no primeiro trimestre deste ano; 72,9% dos vídeos de comportamento de ódio foram removidos antes de qualquer denúncia, em comparação com 67,3% entre janeiro e março.

Ranking

O Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com mais remoções de conteúdo, com um total de cerca de 7,49 milhões de vídeos retirados da plataforma. Os Estados Unidos lideram, com a exclusão de mais de 11,43 milhões de vídeos, seguido por Paquistão, com mais de 9,85 milhões.

Vale dizer que o TikTok permite que aqueles usuários que tiveram seus vídeos bloqueados pela plataforma possam apelar e reintegrar o conteúdo que teria sido removido de forma incorreta. Entre abril e junho mais de 4,66 milhões de vídeos foram reintegrados após apelação.

Covid-19

Foram removidos da plataforma 27.518 vídeos de abril a junho de 2021 por conterem desinformação sobre Covid-19. Desses vídeos, 83% foram retirados antes de serem denunciados para o TikTok, 87,6% foram removidos em 24 horas após serem carregados para a plataforma e 69,7% tiveram zero visualizações.

Comentários

TikTok

A plataforma também estimula que seus usuários utilizem ferramentas e recursos capazes de filtrar comentários em suas postagens, excluir ou relatar comentários de uma só vez, além de fazer bloqueio em massa, caso necessário.

O TikTok também colocou avisos que mostram o impacto das palavras usadas antes da publicação do comentário. O efeito dessas solicitações já foi sentido, com quase 4 em cada 10 pessoas optando por retirar e editar seus comentários.

O recurso – com configurações aprimoradas – será expandido a partir desta quarta-feira, 13, para transmissões ao vivo. No caso, o usuário anfitrião da live ou seu ajudante de confiança poderá silenciar comentários durante o streaming ao vivo temporariamente – por segundos, 1 minuto, 5 minutos – ou ao longo de toda a transmissão. Caso alguém seja silenciado, todos os comentários anteriores também serão removidos.