Ilustração: Cecília Marins

A partir de novembro, a Netflix passará a oferecer uma assinatura, por um valor mais baixo, porém com publicidade, para 12 mercados, neste primeiro momento.

O novo modelo de assinatura estará disponível a partir do dia 1º do próximo mês no Canadá e no México. E, no dia 3 de novembro, será lançado nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A Espanha será a última a receber a assinatura mais barata. Neste caso, será no dia 10 do mesmo mês.

Nos EUA, a mensalidade Basic with Ads (ou básica com publicidade, na tradução livre para o português), como foi batizada, custará US$ 6,99 e, no Brasil, R$ 18,90. Vale lembrar que, no País, os outros planos Basic e Standard saem por R$ 25,90 e R$ 55,90 por mês, respectivamente.

A Basic with Ads conta com algumas diferenças para os outros modelos de assinatura. São eles: a qualidade de vídeo é de até 720p/HD (a mesma também para o plano Basic); média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora; grande parte da programação da Netflix estará disponível, mas não o catálogo completo devido a restrições de licenciamento, nas quais a plataforma está trabalhando para reverter; e não é possível baixar títulos.

Os anúncios terão um formato de 15 ou 30 segundos de duração e serão exibidos entre e durante shows e filmes.

Ao introduzir os anúncios, a Netflix precisará medir o tráfego de modo a atrair mais anunciantes. E, para medir sua audiência, a plataforma chamou a Nielsen como parceira.

A DoubleVerify e a Integral Ad Science serão usadas como ferramentas de verificação, de modo a avaliar a visibilidade e a validade do tráfego de anúncios a partir do primeiro trimestre de 2023.