A Netflix (Android, iOS) firmou uma parceria com a Microsoft para criar planos de assinatura baseados em publicidade nesta quarta-feira, 13. A companhia do Windows e do Azure será parceira global em tecnologia e vendas do serviço de streaming, como explicou o COO e CPO da Netflix, Greg Peters.

“A Microsoft provou ter a habilidade para dar suporte a tudo que o nosso modelo de publicidade precisa, à medida que trabalhamos juntos para construir esta oferta”, escreveu em nota Peters. “Mais importante, a Microsoft ofereceu a flexibilidade para inovar em tecnologia e vendas ao longo do tempo, assim como garantir proteções de privacidade para nossos membros”, completou.

Por sua vez, Mikhail Parakhin, presidente de experiências web da fornecedora, explicou que toda publicidade exibida na Netflix estará exclusivamente dentro da plataforma Microsoft. Em contrapartida, as empresas e as agências de publicidade terão acesso às informações da audiência e do inventário de TV conectada premium do serviço de vídeo sob demanda.

Vale lembrar, o movimento da Netflix para o modelo de assinatura com publicidade surgiu após o resultado financeiro do primeiro trimestre de 2022 mostrar uma perda de 200 mil assinantes, o primeiro recuo em uma década. Até então, a companhia não cogitava adicionar publicidade em seu serviço, pois queria manter a plataforma com uma experiência ‘pura’.