Uma pesquisa da Return Path aponta que e-mails lidos no aparelho móvel geram 36% de conversões em compras, o dobro das taxas de search (links patrocinados) e mídias sociais. O valor médio das compras também é maior em celulares e tablets.

O uso de smartphones no Brasil tem atingido números cada vez mais impressionantes: a consultoria IDC estima que até o final deste ano mais de 29 milhões de ”celulares inteligentes” sejam vendidos no país e que 2 bilhões de reais sejam movimentados com as compras realizadas por meio desses dispositivos móveis.

Com base neste panorama de ascensão contínua, é importante que as lojas online brasileiras se preparem para receber o usuário e garantir que sua compra seja efetuada, antes mesmo de investirem em campanhas de e-mail marketing destinadas aos dispositivos móveis. Nada adianta uma divulgação exaustiva de produtos se a compra não consegue ser bem-sucedida quando feita em movimento, ou seja, com um dispositivo portátil.

No Brasil ainda há certa relutância na hora de se investir nesse novo canal, como mostra pesquisa do DeviceLab: 100% dos e-commerces mobile apresentam algum problema que impede a concretização da compra. Os erros mais graves acontecem no check-out e os mais comuns têm a ver com o preenchimento de dados, como quantidade de produtos no carrinho, endereço, dentre outros. A geração de boletos via smartphone também costuma apresentar erros que impedem a conclusão do pagamento.

Quando a compra não acontece por problemas do próprio site, o usuário sente-se frustrado e insatisfeito com a marca, o que pode levá-lo às redes sociais para reclamar. Esse tipo de atitude pode gerar altos prejuízos à loja.

Alguns simples recursos oferecidos pelos m-commerces podem garantir boas experiências de compra e impedir problemas aos usuários mobile: a possibilidade de o usuário baixar o app de um m-commerce, o que é mais adequado para aqueles que acessam com frequência determinada loja; sites móveis, que possuem versão distinta para as plataformas móveis; e sites responsivos, que se adaptam à diferentes tamanhos de tela.  Quem já estiver preparado para esse novo ambiente comercial tem grandes vantagens.