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As transações com cartões em compras não presenciais, como compras em sites e apps, registraram alta de 30% na Black Friday de 2021, ante a data de promoções no ano passado. De acordo com dados compilados pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), dos dias 25 e 26 de novembro, os cartões de crédito seguem como principal meio de pagamento no e-commerce.

Ao todo, as compras de cartão de crédito, débito e pré-pago somaram R$ 28 bilhões na Black Friday deste ano, uma alta de 22% comparado a 2020.

A alta das compras não presenciais foi puxada pelo estímulo às vendas online e aumento da gama de produtos e serviços disponibilizados neste canal, avalia a associação.

Em compras, as categorias que mais cresceram foram: moradia, alimentação, veículos e saúde. Em especial, a Abecs nota que os consumidores aproveitaram os dois dias do evento comercial para comprar itens básicos para casa (alimentos, produtos de higiene e beleza), uma vez que o País ainda passa por momento delicado na macroeconomia. Ao todo, as transações com produtos básicos acumularam 20% dos gastos das famílias com cartões na Black Friday.