A MediaTek confirmou que os primeiros smartphones com o chipset Helio X20 – com dez núcleos de processamento – devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2016. Sem revelar o nome das fabricantes, Finnbarr Moynihan, VP de vendas da MediaTek, disse ao MOBILE TIME que, os novos smartphones virão para a América Latina na metade do próximo ano.

“Geralmente leva mais tempo para esses modelos chegarem à América Latina – pela complexidade de qualificações das operadoras e padrões de fabricação”, explica Moynihan. “Esperamos que o processador esteja no mercado brasileiro na metade de 2016”.

Atualmente com 30% dos smartphones no mercado mundial – números similares ao mercado latino-americano -, a companhia de semicondutores taiwanesa possui clientes como LG, Sony, Positivo, Quantum, Asus, Xiaomi e TCL.

Seu principal rival é a Qualcomm e o chip Snapdragon 820. Ambos devem rivalizar nos primeiros dias de 2016, com novos lançamentos de handsets durante a CES, feira que acontece na primeira semana de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos.

Crescimento do 4G e do IoT

O VP da MediaTek ainda afirma que o 4G deve ser o carro-chefe da empresa para o próximo. A companhia enviou ao mercado 30 milhões de smartphones com LTE em 2014 e mira 150 milhões em 2015. Sobre a Internet das Coisas (IoT), Moynihan informa que a empresa continuará apostando em plataformas  como a placa LinkIt – uma espécie de Arduino – e em processadores como o MT7681 e MT7687.