O iFood anunciou o recebimento de um aporte de US$ 500 milhões financiado pelos seus atuais sócios (Naspers, Innova Capital, Movile e Just Eat). Esse montante pode ser ainda maior, caso entrem alguns sócios novos, o que deve ser decidido dentro de dois meses. O dinheiro será aplicado ao longo dos próximos 14 meses na expansão da companhia, na melhora da sua tecnologia e em novas fusões e aquisições. Até então, o iFood já havia levantado cerca de US$ 100 milhões em cinco anos de vida.

Fabrício Bloisi, CEO da Movile

“Este é o maior aporte privado já feito no Brasil em uma empresa de tecnologia. Queremos colocar o Brasil no mapa mundial. O que fazemos no iFood é referência mundial em food delivery, comparável aos grandes players americanos e europeus”, afirmou o CEO da Movile, Fabrício Bloisi, em coletiva com a imprensa nesta terça-feira, 13.

O iFood vem crescendo rapidamente. Nos últimos 12 meses, passou de 27 mil para 50 mil restaurantes e de 63 mil para 120 mil entregadores. Atualmente o serviço está presente em 483 cidades brasileiras. A ideia é dobrar essa quantidade ao longo de 2019

Sua média de pedidos entregues por dia saltou de 187 mil para 390 mil em um intervalo de um ano. Para efeito de comparação, o maior player norte-americano, o GrubHub registrava alguns meses atrás uma média diária de 460 mil pedido. O iFood é hoje o quarto maior player do mundo em food delivery, informou o executivo.

Somente em outubro, no Brasil, o iFood registrou 10,8 milhões de pedidos e em novembro vai passar de 12 milhões. “Daqui a algum tempo queremos alcançar 100 milhões de entregas por mês”, disse Bloisi.

De acordo com a mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil, 54% dos internautas brasileiros com smartphone já experimentaram a compra de uma refeição através de um app ou site móveis. E o iFood lidera o ranking como o app mais usado para essa finalidade, citado por 55% desses consumidores.

Inteligência artificial

O dinheiro do aporte será usado na expansão da operação, mas também em inovação, logística, promoções, pessoal, fusões e aquisições. “Fomos pioneiros em mobile e seremos pioneiros em inteligência artificial.Vamos usar a tecnologia para oferecer o que você quer de maneira mais rápida e com preço melhor. Vamos simplificar a forma de pedir comida. Vamos reconhecer quem você é e oferecer pratos mais alinhados ao seu perfil”, resumiu o CEO da Movile.