Safety Experience: em evento, Veltec apresentou o VSafe, solução para reduzir número de acidentes nas estradas

De acordo com números do Observatório Nacional de Segurança Viária, 95% dos acidentes no trânsito são causados pelo fator humano. A Veltec – empresa fornecedora de tecnologias embarcadas para o monitoramento de veículos com foco na prevenção de acidentes e redução de custos operacionais da frota – aposta na tecnologia para reduzir esse número. A companhia desenvolveu uma solução capaz de alertar condutores que estejam cometendo imprudências no volante, como ultrapassagens em locais proibidos, uso de celular, consumo de cigarro e direção em momentos de fadiga. O sistema VSafe monitora o condutor em tempo real e analisa seu comportamento com câmeras. Os vídeos são integrados com telemetria e gestão online via mobile, pelo aplicativo. Algoritmos de inteligência artificial tratam a imagem em tempo real. Ao detectar um sinal de postura incorreta, o sistema avisa ao motorista, por meio de um sinal sonoro, que ele deve parar de fumar, largar o celular ou parar para descansar, de acordo com a imprudência.

Trechos curtos desses vídeos são enviados para a central de gestão da empresa. Porém, isso só acontece se o motorista estiver em um local com 3G disponível.

Detecção de imprudências

Quando o olhar do motorista deixa de focar a estrada, o sistema emite um alerta sonoro para ele ficar atento e não se distrair. Assim, quando os olhos se fecham por alguns segundos, por exemplo, a solução detecta o sinal de fadiga e alerta o motorista para descansar. Já quando o celular é colocado na orelha, o dispositivo sinaliza de que é proibido usar o aparelho enquanto dirige.

VSafe é uma ferramenta customizável. A empresa pode inserir as sinalizações que deseja de acordo com a sua política”, explica o diretor de tecnologia da Veltec, Giovani Benedetti Penha.

Já a câmera que foca na estrada aponta possíveis irregularidades do motorista durante sua condução. Por exemplo, quando decide ultrapassar em uma área proibida ou quando não há sinalização na estrada.

O sistema também está conectado com as setas e com o combustível. E, no fim, é feito um relatório sobre os motoristas da empresa. Dessa forma, é possível detectar condutores mais ou menos prudentes. É feita uma análise sobre o tipo de condução do motorista, capaz de calcular quanto cada um consome de combustível.

“As empresas podem fazer um ranking dos motoristas. Porém, orientamos nossos clientes a usarem a ferramenta como uma proposta educativa e não punitiva. Até porque a empresa pode demitir um motorista imprudente, mas entra um novo que pode cometer as mesmas irregularidades no trânsito. É preciso educar e orientar as pessoas com treinamento”, explica o diretor de tecnologia da Veltec.

A novidade foi lançada nesta terça-feira, 13, no Safety Experience, evento sobre soluções de segurança no trânsito e mobilidade urbana em São Paulo. Antes, durante meses, foi testada por dez clientes da Veltec, que tiveram uma redução de mais de 80% na quantidade de acidentes. Penha não aconselha o uso contínuo do aparelho, mas pontual, em especial para o transporte de cargas perigosas e de pessoas.