O governo federal também aderiu à febre dos aplicativos móveis. Para combater o uso de celulares ao volante, uma das principais causas de acidentes no trânsito, o Ministério das Cidades e o Denatran criaram o aplicativo "Mãos no volante", disponível de graça para smartphones Android. O app bloqueia todas as chamadas e mensagens recebidas enquanto o usuário estiver dirigindo. Quem liga é encaminhado imediatamente ao correio de voz e recebe também uma mensagem de texto automática que diz: "Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde." O usuário pode alterar a mensagem na configuração do programa. O app, obviamente, não adivinha quando o usuário está ao volante. É o próprio motorista quem deve ativar e desativar o bloqueio das chamadas, estimando quanto tempo levará no trânsito. O app foi desenvolvido pela Pepper Interativa

A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito (Parada), criado com o objetivo de atender a meta mundial estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir em 50% os acidentes de trânsito nos próximos dez anos. De acordo com dados da OMS, 1,3 milhão de pessoas morrem por ano de acidentes de trânsito no mundo. A entidade estima que o uso do celular ao volante aumente em 400% o risco de colisões.

Lançado no começo de janeiro, "Mãos no volante" registrou até agora mais de 1 mil downloads. Este não é o primeiro app criado pelo Ministério das Cidades.  No ano passado, publicou o "Rotas das cidades", para planejamento de viagens em estradas.