O mercado de alto-falantes inteligentes cresceu 55,4% no segundo trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 26,1 milhões de unidades vendidas ao varejo. A Amazon mantém a liderança e enviou ao mercado 6,6 milhões de unidades do seu Echo. A surpresa ficou com a Baidu, que assumiu o segundo lugar no market share mundial, tendo crescido 3.700% com 4,5 milhões de unidades vendidas no período com a entrada do Xiaodu. Mesmo atuando somente na China, a Baidu superou o Google, que vendeu 4,3 milhões do seu smart speaker. Por outro lado, o Google enfrentou uma queda de 19,8% nas vendas se comparado com o mesmo período do ano passado.

O mercado chinês de alto-falantes inteligentes ofuscou os outros com sua remessa ao varejo de 12,6 milhões de unidades, sendo mais que o dobro do mercado norte-americano, cujas vendas foi de 6,1 milhões de unidades.

No caso do mercado norte-americano, houve uma ligeira redução de 2,4% nas vendas. “A Amazon e o Google estão focados no crescimento de seus negócios fora dos EUA”, disse o analista sênior da Canalys, Jason Low. Para ele, a mudança para a marca Nest, com apenas alguns smart smpeakers lançados pela Google com ela, acabou por confundir os consumidores e afugentá-los. “O Google pede urgentemente um novo portfólio de alto-falantes inteligentes sem displays para reacender o interesse do consumidor, bem como uma estratégia de marketing robusta para construir sua marca Nest fora dos EUA

Gráfico da Canalys compara os envios de alto-falantes inteligentes ao varejo mundial da Amazon e do Google no segundo trimestre de 2018 e no 2T19