A Stellantis possui 80 casos de uso com inteligência artificial generativa. O levantamento foi realizado na última sexta-feira, 10, e os casos estão em estágios diferentes entre implementação, validação e desenvolvimento, disse nesta segunda-feira, 13, André Souza, vice-presidente e head of global digital platforms da montadora, em conversa com Mobile Time.

Durante o evento Cubo Experts – AI, organizado pelo Cubo Itaú, Souza explicou que há casos que variam desde o auxílio ao processo de compra no site até copiloto para o vendedor. Outro caso é o manual do usuário dos veículos via WhatsApp, inclusive respondendo questões difíceis, como ‘que luz é essa que acendeu no painel do carro’.

Souza explicou que estão desenvolvendo um suporte para o vendedor ter informações que o ajude a indicar “o melhor veículo para o melhor cliente”. Na Europa, a marca DS está testando o ChatGPT dentro do carro, de modo que apoie o motorista em dúvidas na sua jornada.

Em outro caso, a companhia está treinando grandes modelos de linguagem (LLMs) com imagens proprietárias para ajudar a gerar designs de carros.

IA em tudo

Também há iniciativas da Stellantis com IA ‘tradicional’, machine learning e visão computacional: “Por exemplo, na fábrica de Goiana/PE nós montamos Jeep Renegade, Commander, Compass, Toro e Rampage. Na parte de trás desses veículos – dependendo do modelo, tipo e cor – as versões podem ser diferentes [o próprio Rengegade tem seis alternativas, como Turbo, Sport e Trailhawk]. Isso dá uma variabilidade absurda de resultados. Então, usamos a visão computacional para escanear em tempo real e garantir que aquilo que foi montado está certo ou não”, disse.

Imagem principal: Com o microfone, André Souza, vice-presidente e head of global digital platforms da Stellantis (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)