O aparelho celular é o equipamento tecnológico mais usado pelas empresas brasileiras, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta-feira, 13. A “Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas” demonstrou que 83,3% do total de 2,8 milhões de empresas pesquisadas em 2010 fazem uso do celular corporativo ou pessoal com finalidade de trabalho. Essa porcentagem corresponde a um número de 2,3 milhões de empresas e é superior àquela correspondente às empresas que usam computador no dia a dia profissional, que é de 80,8% (ou 2,2 milhões de empresas). Observou-se no relatório do estudo que a disseminação da telefonia móvel e o fato de permitir o uso para voz, imagens e dados estimulam o setor corporativo a adotar essa tecnologia.

De acordo com a pesquisa, os aparelhos pessoais são predominantes nas microempresas: 52,4% das empresas de pequeno porte recorrem a esse tipo de dispositivo, enquanto 40,3% fazem uso de celulares corporativos (ou seja, que são propriedade da companhia). A explicação está no fato de os planos voltados para empresas não serem muito vantajosos quando há poucos usuários. Por outro lado, 96,8% das empresas com mais de 500 funcionários usam celulares corporativos.

Ainda no que se refere à mobilidade, a pesquisa verificou que entre os tipos de conexão à Internet, a banda larga móvel só é utilizada por 23% das microempresas e 28,4% das empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas, enquanto a banda larga fixa está presente em 92,3% e 95,4% dessas empresas, respectivamente.