Um grande passo foi dado para o avanço das tecnologias móveis no Brasil com a aprovação, pelo Banco Central, da regulamentação de pagamentos via telefone celular, cartões pré-pagos e moedeiros virtuais. A medida traz grandes vantagens ao usuário, que agora pode realizar transações de pagamentos sem a necessidade de intermediação de uma instituição financeira tradicional. O fato novo é que o usuário será uma categoria de instituição financeira – ou seja, o Banco Central “convidou” novos segmentos para contribuir no processo de bancarização no País.

A regulamentação dos pagamentos móveis vai deixar claro como o serviço deve ser oferecido. Define as atribuições de operadores de telefonia móvel, bancos e empresas não financeiras para oferecer a opção de transação. A nova regra deverá ainda abrir caminho para que todas as instituições financeiras ofereçam essa opção de pagamento ao cliente. Frente à nova regulamentação e a um mercado em expansão, é esperada ainda mais inovação e investimento em novas tecnologias que buscam a melhoria e o barateamento dos serviços.

O crescimento do pagamento móvel, que agrega a facilidade das soluções eletrônicas com a mobilidade e a alta adesão dos dispositivos mobile, é uma tendência que está cada vez mais a favor dos cidadãos brasileiros e do desenvolvimento do País. De acordo com relatório da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os sistemas de pagamentos móveis movimentaram R$ 724,3 bilhões em 2012, o que representou um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Mas apesar de o Brasil possuir infraestrutura necessária para adoção do sistema de pagamentos móveis, o preparo do consumidor ainda é baixo: apenas 14% dos consumidores brasileiros estavam familiarizados com sistemas de pagamento móvel, segundo estudo feito em 2012 pela Mastercard Mobile Payments Readiness Index.

Como desenvolvedor, penso em quatro pontos-chave quando o assunto é pagamento móvel: segurança, praticidade, mobilidade e redução de custos. Esperamos que a regulamentação ajude os clientes a usufruir de todos esses benefícios, facilitando a sua vida e gerando mais negócios para a organização. De início, a normativa das tecnologias de pagamentos móveis deve contribuir principalmente para a redução de custos e inclusão financeira. Mas a longo prazo, o que importa é a inclusão segura e democrática dos brasileiros nesta verdadeira revolução social, que terá impacto profundo em nosso dia a dia, na prestação de serviços e na geração de novas oportunidades de negócios.