O CEO da Asus, Jerry Shen, anunciou a sua saída da empresa para assumir a posição de presidente do conselho e CEO da iFast, uma nova companhia destinada ao desenvolvimento de equipamentos de Internet das Coisas com inteligência artificial (AIoT) que terá investimento da Asus. Na mudança anunciada nesta quinta-feira, 13, por Jonney Shin, presidente do conselho da Asus, foi informado que 30% do investimento da iFast será da Asus.

Por sua vez, Shen explicou que a nova empresa ajudará a Asus em sua migração para AIoT, que terá como foco inicial a criação de soluções para o mercado empresarial (B2B). Com a saída de Shen, a Asus muda sua estrutura e terá dois CEOs, S.Y. Hsu e Samson Hu. As mudanças serão efetivadas a partir de 1º de janeiro de 2019.

Além disso, a Asus comunicou que vai mudar sua estratégia em smartphones, passando a focar em aperfeiçoar seus handsets para gamers e consumidores pesados, algo que chamam de “volta às essências”. Vale lembrar que a companhia lançou em junho de 2018 um smartphone dedicado ao segmento gamer, o ROG Phone.

Asus no Brasil

A Asus do Brasil foi procurada pelo Mobile Time para explicar como ficará a operação da companhia e o portfólio de smartphones Zenfone no País. Em resposta via equipe de comunicação, a companhia disse que a atuação continua igual e que não há nenhum impacto em sua estrutura, inicialmente.

Recentemente, a Asus informou que fechou o terceiro trimestre de 2018 na quarta posição entre os fabricantes de smartphones Android no Brasil, segundo relatório do IDC. Com o resultado, a empresa cresceu 11% em vendas, quando comparado com o mesmo período em 2017. Neste cenário, a família Zenfone 5 – a mais nova da companhia – representa 50% das vendas.