Com o desligamento do sinal de TV analógico em mais cidades, a TIM promoveu a expansão de sua rede em 700 MHz. A operadora anunciou nesta quinta-feira, 13, a ativação da frequência em mais oito cidades em São Paulo: Cotia, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Itu, Jandira, Salto, Suzano e Taboão da Serra. A tele atua em todos os 645 municípios paulistas com 4G, e afirma ter ativado a tecnologia em 145 cidades no Estado apenas em 2018.

Ainda de acordo com a TIM, todos os aparelhos do portfólio atual da empresa já são compatíveis com a faixa de 700 MHz. Em todo o Brasil, a tele cobre 1.284 municípios com esse espectro, dos quais 24 são capitais. Até 2020, o objetivo é chegar a mais de 4 mil cidades com a rede 4G, alcançando 96% da população urbana.

Vale lembrar que a operadora negocia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Anatel, com a previsão de ser assinado no primeiro semestre de 2019. A empresa ainda não divulga o número de cidades e nem quais serão atendidas com 4G, mas espera haver uma coordenação da agência para não se sobrepor à previsão de cobertura da tecnologia no PGMU-IV.